Fenômeno Período Ciclo astronômico Causa
Maré semidiurna 12 h, 25 min, 23,5 s Tempo entre os trânsitos superiores e inferiores da lua Rotação da terra
Maré diurna 24 h, 50 min, 47 s Tempo entre dois períodos sucessivos do trânsito superior e inferior da lua Rotação da terra e declinação do sol e da lua
Intervalo entre as marés de sizígia 14,7 dias (média) Tempo entre a conjunção e oposição do sol e da lua e vice-versa Fases da lua em relação ao sol
Efeito quinzenal da lua 13,66 dias Tempo para que a lua mude a declinação de zero até o máximo e retorne a zero Variação na declinação da lua
Efeito mensal 27,55 dias Tempo para a lua ir de um perigeo a outro Forma elíptica da órbita da lua
Efeito solar semianual 182,6 dias
Tempo para que o sol mude a declinação do zero até o máximo e retorne a zero
Variação na declinação do sol
Efeito anual 365,26 dias Tempo para que a terra se desloque de um perihélio a outro Forma elíptica da órbita da terra

AS MARÉS

1 - COMO SE FORMAM AS MARÉS?
Sir Isaac Newton (1687) explicou que as marés são causadas pela gravitação, ou seja, pela atração que uma massa tem pela outra.
A GRAVIDADE
G = g(m1m2)/d2
Em que m1 e m2 são as massas dos corpos envolvidos, g é a constante gravitacional, G é a força gravitacional e d é a distância entre os corpos.
Como se vê facilmente pela fórmula, quanto maiores as massas envolvidas maior, maior a força gravitacional e quanto maior a distância menor essa força.
De acordo com a teoria da gravitação universal, as marés são protuberâncias de terra ou de água causadas pelo puxão do sol e da lua sobre o planeta.
Quando a terra se move em torno do sol ela se mantém em órbita devido ao equilíbrio de duas forças:
- A força da gravidade
- A força centrífuga
As mesmas forças estão presentes no sistema terra-lua, de forma que essas forças envolvidas em conjunto causam as saliências de maré em lados opostos do planeta.

2 - MARÉS SOLARES E LUNARES
O sol tem 27 milhões de vezes mais massa que a lua, mas esta está 387 vezes mais próxima da terra. Sendo assim, os efeitos de gravitação da lua acabam sendo maiores e as marés lunares são cerca de duas vezes maiores que as solares (a influência do sol nas marés vale cerca de 46% da influência da lua).

3 - MARÉS DE SIZÍGIA E DE QUADRATURA
Quando a lua é nova ou cheia, o sol está alinhado com a lua, de forma que as forças gravitacionais e centrífugas dos dois sistemas vão se somar e causar maiores saliências de maré (marés de sizígia).
Já quando a lua é crescente ou minguante, as forças dos dois sistemas (terra-sol e terra-lua) fazem ângulo reto, de forma que não contribuem umas com as outras. Por isso, as saliências serão relativamente pequenas (marés de quadratura).

4 - PERIODICIDADE DAS MARÉS
O tempo necessário para que a terra faça uma rotação completa em relação à lua é de 24 horas e 50 minutos, ou um dia lunar.
Portanto, as duas águas altas e as duas águas baixas de um dias ocorrem cerca de 50 minutos mais tarde que no dia anterior.

5 - COMO SE CLASSIFICAM AS MARÉS
As marés podem ser:
a. Diurnas: ocorrem apenas uma vez ao dia
b. Semidiurnas: ocorrem duas vezes ao dia
c. Mistas: combinação dos dois tipos anteriores

6 - AS MARÉS SÃO IGUAIS EM QUALQUER PONTO DA TERRA?
As marés são resultado de vários fatores interagindo. Para predizer precisamente as marés, mais de 150 fatores devem ser levados em consideração.

A ÓRBITA DA LUA
A lua faz uma volta ao redor da terra a cada 29,5 dias portanto as saliências das marés lunares nem sempre estão alinhadas com aquelas causadas pelo sol.
Além disso, a terra não está exatamente no centro da órbita lunar e esta é elíptica.

A ÓRBITA DA TERRA EM RELAÇÃO AO SOL
A órbita é elíptica e seu período é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos - ano tropical.

A INCLINAÇÃO DO EIXO DE ROTAÇÃO EM RELAÇÃO À ÓRBITA DE TRANSLAÇÃO
Devido ao fato de o eixo de rotação ser inclinado em 23º27' ao plano da órbita terrestre (eclíptica), as marés variam com a latitude, com o dia do mêse e do ano.

A INCLINAÇÃO DA ÓRBITA LUNAR
O plano da órbita da lua em torno da terra faz 5º9' com o eixo de rotação do planeta.
O CICLO DE 18,6 ANOS
A cada 18,6 anos, o plano da óbita da lua fica na mesma posição relativa em relação ao eixo de translação da terra. Dessa forma, os padrões de maré se repetem a cada 18,6 anos.
A tabela a seguir mostra os principais efeitos dos astros sobre as marés:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7 - AS TÁBUAS DE MARÉ
Com todas as complicações mostradas até agora, pode-se imaginar quão difícil é prever as marés costeiras. Geralmente, são usados registros de 18 ou 19 anos atrás (por que?) com pequenas modificações. Abaixo estão outros parâmetros levados em conta na previsão de marés:
Nível de redução- NR (datum): plano de referência ao qual todas as profundidades cartográficas estão relacionadas. Se refere à mais baixa maré astronômica registrada. É definido pela Organização Hidrográfica Internacional.
Nível médio - (NM ou MSL): é o plano médio entre a preamar média e a baixa-mar média.
8 - AS CORRENTES DE MARÉ
As correntes de maré são movimentos horizontais das águas causados por marés. Podem alcançar a velocidade de 10 nós (18,5 km/h) em alguns locais como, por exemplo, a ilha de Vancouver.
As correntes de maré são fracas em águas rasas e fortes em águas profundas.